Como Vestir Num Casamento_ ilustrações e texto p/ a edição de Junho de 2006 da Noivas de Portugal



Você recebe um convite para uma festa de casamento e com isso a preocupação com o que deve ou não vestir. Se o convite não trouxer nenhuma sugestão do traje a ser usado como por exemplo black tie, white tie, formal ou informal, tente saber junto dos anfitriões, as características do evento. Mas um casamento é sempre uma festa que os noivos preparam com empenho e carinho pelo que os convidados têm de retribuir com os mesmos cuidados usando algo devidamente adequado. Tenha atenção sobretudo à condição social dos anfitriões, à hora da cerimónia e ao local onde esta se vai realizar.

Cerimónia antes das 17 horas

• Informal- vestido curto ou tailleur

• Semi-formal- vestido curto ou tailleur

• Formal- vestido cocktail ou tailleur mais sofisticado e mais acessorizado; pode, aqui, conjugar luvas e chapéu como se fazia nos anos 50.

Cerimónia após as 17 horas

• Informal- vestido cocktail.

• Semi-formal- vestido cocktail.

• Formal ou black tie- vestido comprido ou vestido cocktail mais sofisticado e mais acessorizado

• Ultra-formal ou white tie- vestido comprido com cauda ou vestido de baile onde pode usar com acessórios como jóias, peles, luvas, estolas, étc.

Cores
Num casamento nunca use branco porque o branco é tradicionalmente um exclusivo das noivas, mesmo que hoje em dia todas as cores sejam permitidas no vestido de noiva. Evite também usar preto nas cerimónias diurnas.
Contudo não se preocupe em usar ou não a mesma cor das mães ou madrinhas; é impossível conseguir coordenar-se com toda a gente numa festa de casamento.

Sapatos e carteiras
O mais fácil será combinar sapatos e carteira (proporcionada ao seu tamanho e tipo de roupa, mas nunca demasiado grande) e optar por um tom acima ou abaixo em relação à cor do vestido. No entanto, com alguma experiência pode perfeitamente “brincar” com os acessórios e escolher cores contrastantes e inusitadas. Isso, junto com outros acessórios, poderá dar todo o salero ao mais simples vestido.


Colares, brincos e pulseiras
Embora acessórios devem ser escolhidos criteriosamente em função dos decotes, da decoração do vestido, do penteado que vai usar, étc. Verifique se são verdadeiramente imprescindíveis.

Chapéus
Se usar chapéu faça-o somente nas cerimónias diurnas e nunca com vestidos ou saias compridas; com estas, pode no máximo colocar um adorno ou pequeno toucado.

Luvas
Se usar luvas coordene o tamanho destas com o comprimento da manga; luvas acima do cotovelo só se usam com vestidos caveados ou cai-cais. E por favor, tire sempre as luvas no momento de beber ou comer!


Écharpes
Não subestime as écharpes, embora lhe possam parecer um acessório vulgar e incómodo.
Fundamental num vestido caveado ou cai-cai, na realidade uma écharpe completa uma toilette dando-lhe um maior glamour. Pode usá-las da cor do vestido, dos sapatos e carteira ou optar também por fazer um contraste.


Cabelos e maquilhagem
Capriche! Se puder vá a um bom salão. Nada como um cabelo bem trabalhado e uma boa maquilhagem ( que não significa muita!) para garantir a beleza até ao final da festa.

O acompanhante
Eis outro ponto fundamental para arrasar logo à chegada - o seu acompanhante. Oriente-o de modo a compor a “sua” escolha coordenando-o consigo duma forma subtil. Numa outra ocasião especificaremos os trajes adequados para os homens.

Outros conselhos
Não precisa vestir-se como aquela pessoa que viu em determinada revista.
Conheça o seu corpo e realce as partes de que mais gosta.
Nunca abandone por completo o seu estilo pessoal, nem deixe que outros lhe imponham um gosto que não é propriamente o seu.
Use, de facto, algo feminino e bonito pois roupa desportiva e casual ou roupa demasiado sexy não pertencem a casamentos. Pode estar fantástica e, sobretudo, requintada sem revelar demasiado e sem se cobrir de lantejoulas de alto a baixo.
É certo de que é livre de usar o que entender e que ninguém lhe irá pedir satisfações, mas o sucesso está certamente no equilíbrio.

Use o bom senso e sobretudo não esqueça que num casamento os protagonistas são os noivos e que foi convidada para um momento deveras especial.



Glossário

Black Tie- é sinónimo de festa formal onde os homens devem usar smoking ou fato escuro com gravata.
White Tie- festa de grande formalidade onde os homens usam casaca de grilo com colete, camisa e gravata ou laço brancos. O correspondente traje para o dia é o conhecido fraque.


Ana Abrunhosa


Bibliografia
Cynthia Nellis, Your Guide to Women´s Fashion
*artigo publicado na edição de Junho de 2006 da revista Noivas de Portugal





moda e design, criadores e estilistas portugueses, vestidos de noiva, ana abrunhosa


Sem comentários: